Construção com Blocos de Concreto: Características e Vantagens

Material versátil que vem ganhando espaço na área da construção civil de pequeno e grande porte pela precisão nas dimensões, garantindo assim, maior produtividade, versatilidade e economia para sua obra.

Características:

    Basicamente temos dois tipos de blocos de concreto: Estrutural e Vedação. Na construção em alvenaria estrutural os próprios blocos (paredes) resistem aos esforços de compressão solicitados, os pilares e vigas são feitos dentro dos furos verticais dos blocos, facilitando a montagem e diminuindo a demanda por formas para caixarias. As construções com blocos de vedação, são basicamente iguais as realizadas com tijolos cerâmicos, os esforços solicitados são atendidos por vigas e pilares, sendo que a parede tem apenas a função de fechamento (sem função estrutural).

    Os blocos de concreto são compostos por: cimento, agregados (areia natural e/ou industrial, pedrisco), água e aditivos. A massa formada tem o aspecto de farofa, denominado concreto seco (baixa quantidade de água), esta mistura seca é enviada a equipamentos automatizados que realizam a vibração e prensagem da massa para moldagem dos blocos. Após isso, os blocos são armazenados em estufas controladas termicamente para o processo de cura e ganho de resistência.

Vantagens:

  • Dimensões Precisas: Produzidos na indústria com formas/ moldes metálicos o que garante que suas dimensões sejam sempre padronizadas.
  • Agilidade: Por serem maiores que os tijolos convencionais garantem maior produtividade e redução no tempo de execução da obra.
  • Sustentável: Se bem projetado e executado, a construção em blocos de concreto elimina recortes e quebras de material, reduzindo a criação de resíduos na obra.
  • Instalação Hidráulica/ Elétrica: Por serem vazados na vertical, a instalação de tubos/canos de água e fios para a parte elétrica é facilitada, pois não é necessário recorte nas paredes para inserção destes componentes.
  • Preço: Embora, comparando o valor unitário do bloco seja mais caro se comparado com o tijolo cerâmico/ madeira. Por outro lado, quando pensamos em todos os benefícios que os blocos de concreto nos proporcionam, como, por exemplo: aumento da produtividade, redução de mão de obra, redução de custos com outros materiais, maior resistência, entre outros. O valor final da construção por m² tende a ser mais atrativo, visto que, economias são geradas a partir do tempo menor de execução e padronização da construção.

A Kerber Pré-Moldados produz Blocos de Concreto para Alvenaria Estrutural e Vedação com fábrica moderna e automatizada. Além disso, possuímos Selo da Qualidade ABCP que consiste em uma garantia de que os produtos oferecidos ao mercado atendem às normas técnicas da ABNT ou de órgão similar de normalização técnica (Confira aqui).

Entre em contato conosco e solicite um orçamento:

Fone: (42) 3522 4933

E-mail: vendas@kerberpremoldados.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De acordo com as Leis 12.965/14 e 13.709/18, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, autorizo a empresa Kerber a enviar notificações por e-mails ou outros meios, concordando, desde já, com sua política de privacidade.