Fabricantes de blocos atendem à demanda

Indústria setorial produz 56 milhões de blocos/mês, suficientes para atender o aquecimento do mercado devido ao programa Minha Casa, Minha Vida e mercado imobiliário

Reportagem: Silvério Rocha/Mandarim Comunicação
Fotos: Arquivo
Tamanho da fonte:
Pesquisa concluída neste mês de março pela BlocoBrasil-Associação Brasileira dos Fabricantes de Blocos de Concreto mostra que as indústrias integrantes da associação – que reúne os fabricantes brasileiros de blocos e pisos de concreto detentoras do Selo de Qualidade da ABCP-Associação Brasileira de Cimento Portland – têm capacidade produtiva instalada de 56,357 milhões de blocos por mês. Esse potencial, avalia Marcelo Kaiuca, presidente da BlocoBrasil, mostra que, nas regiões com maior demanda – Sudeste e Sul – os fabricantes de blocos de concreto têm hoje capacidade para atender ao ao crescimento do mercado imobiliário, do programa Minha Casa, Minha Vida e das demais obras de infraestrutura, como nos setores industriais, de logística, portuário, hoteleiro/turístico e aeroportuário, entre outros. 

De acordo com o consultor técnico da BlocoBrasil, arquiteto Carlos Alberto Tauil, esses 56,357 milhões de blocos mês permitem a construção de 56 mil unidades habitacionais de 50 m2, mensalmente,  ou 672 mil unidades por ano. “Esses dados indicam que há regiões em que a produção de blocos de concreto ainda precisa ser expandida, no Centro-Oeste e, especialmente, no Norte e Nordeste, onde a demanda está bastante aquecida, também em função do crescimento econômico desses estados, com incremento correspondente no mercado imobiliário e de edificações industriais, de logística, turismo e outros”, explica Tauil.

Ele destaca ainda que esse potencial é somente das 48 empresas associadas à BlocoBrasil, que são as maiores e mais bem-equipadas indústrias de blocos de concreto do país. “Essas empresas têm produção com o Selo de Qualidade da ABCP, garantindo que os blocos fornecidos ao mercado seguem rigorosamente as normas da ABNT-Associação  Brasileira de Normas Técnicas, são submetidos a ensaios periódicos em laboratórios certificados pelo Inmetro e, portanto, oferecem qualidade assegurada”, afirma o consultor técnico da BlocoBrasil.

O Brasil conta hoje com cerca de 1.300 fabricantes de blocos de concreto em todo o país, mas a maioria deles não tem o Selo de Qualidade da ABCP. “Estamos fazendo um grande esforço para trazer esses fabricantes para a Associação, que exige a obtenção pela indústria do Selo de Qualidade como condição prévia para o ingresso,”, explica Tauil.

REGIÃO                CAPACIDADE PRODUTIVA             EMPRESAS

Nordeste                    707.000 bloco/mês                              3

Centro-Oeste         1.600,000 bloco/mês                              2

Sudeste                47.040,000 bloco/mês                            28

Sul                            7.010,000 bloco/mês                            13

Total                       56.357,000 bloco/mês                            48

Data: 25/04/2011

Creditos: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De acordo com as Leis 12.965/14 e 13.709/18, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, autorizo a empresa Kerber a enviar notificações por e-mails ou outros meios, concordando, desde já, com sua política de privacidade.