O Pavimento permeável, ou piso drenante, vem sendo cada vez mais empregado como auxiliar poderoso na prevenção de enchentes na maioria das cidades brasileiras, problema que, entre outras questões, é favorecido pela crescente impermeabilização de ruas e áreas pavimentadas como calçadas, praças, parques e estacionamentos, entre outros.
No mundo todo, o pavimento permeável esta ligado à legislação municipal. As empresas trabalham com manuais de melhores praticas, que ensinam como fazer.
A execução do pavimento permeável é muito semelhante à do pavimento intertravado convencional. É imprescindível, porém e como em qualquer obra que o responsável utilize os materiais corretos e siga o especificado no projeto.
O pavimento permeável despertou muita atenção, desde a sua entrada no mercado brasileiro, com a experiência pioneira desenvolvida em 2006 de forma extremamente rápida (15 dias) pelo Arquiteto Benedito Abbud, em parceria com o Jockey Club de São Paulo onde foi realizada a edição da Casa Cor São Paulo daquele ano. De lá para cá, o sistema construtivo evoluiu bastante, tecnicamente, em qualidade e na diversidade de opções disponíveis ao mercado brasileiro.
Há um consenso entre os diversos profissionais e empresas que atuam no segmento de pisos intertravados de concreto que o pavimento permeável tende a expandir, devido as suas inegáveis vantagens técnico econômicas e ambientais.
fonte: Revista Prisma www.revistaprisma.com.br
Foto: Pavimento Permeável com juntas alargadas;
Fabricação: Kerber Pré-Moldados Ltda. www.kerberpremoldados.com.br
Execução: KPM Cosntruções www.kpmconstucoes.com.br