Vantagens do Bloco de Concreto

Fabricação automatizada e normas técnicas reforçam benefícios do produto

 

De acordo com dados da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, o uso do bloco de concreto registra constante crescimento no Brasil, tanto para a construção de paredes de vedação como em paredes estruturais.
Segundo Claudio Oliveira Silva, gerente de inovação e sustentabilidade da ABCP, a produção de blocos no País ganha em qualidade devido à modernização do processo. “As fábricas mais modernas possuem sistemas automatizados para dosagem do concreto e movimentação dos blocos recém-moldados para a câmara de cura, onde os blocos permanecem em condições de umidade e temperatura adequadas à hidratação do cimento”, explica.
Em relação a outros tipos de blocos, como o cerâmico, o de concreto é mais resistente, apresenta maior compatibilidade com as argamassas de assentamento e revestimento e precisão dimensional, permitindo planejar a execução das paredes sem cortes, o que gera menos entulho na obra. Os furos na vertical possibilitam a passagem de instalações elétrica e hidráulica, evitando a necessidade de rasgos que, além de gerarem retrabalhos e entulho, fragilizam as paredes.
Além disso, o produto é regulamentado pelas normas técnicas NBR 6136, que trata da especificação dos blocos, e a NBR 12118, referente aos métodos de ensaio. O controle de qualidade abrange fatores como variação dimensional, resistência à compressão e absorção de água. Em alguns casos é importante avaliar ainda a retração por secagem. Segundo o gerente da ABCP, as principais características técnicas abrangem os itens:
– Peso: a variação de peso de blocos do mesmo lote deve ser mínima, uma vez que pode indicar variação de resistência. Peças leves representam porosidade e absorção de água superior.
– Homogeneidade: blocos com textura e cor homogêneas indicam um controle ideal no processo de cura e fabricação.
– Dimensão: O bloco deve ter ângulos retos exatos. As diagonais devem ter a mesma medida.
– Superfície uniforme e cantos vivos: arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados indicam baixa resistência. Quanto mais perfeito e homogêneo o bloco, maior a economia com revestimentos de argamassa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De acordo com as Leis 12.965/14 e 13.709/18, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, autorizo a empresa Kerber a enviar notificações por e-mails ou outros meios, concordando, desde já, com sua política de privacidade.