A Cura do Concreto

A Cura do concreto é o nome dado aos procedimentos utilizados para promover a hidratação do cimento e, com isso, o desenvolvimento da sua resistência.

Os procedimentos de cura consistem em controle da temperatura e do movimento de água de dentro para fora do concreto e vice-versa, que afetam não somente a resistência, mas também a durabilidade.

Com o objetivo de obter um concreto de boa qualidade, o lançamento de uma mistura adequada deve ser seguido pela cura em um ambiente adequado durante os primeiros estagios de endurecimento.

Um dos métodos de cura mais utilizados é a cura à temperatura normal, que consiste em manter o concreto saturado ou mais próximo disso possivel, até que os espaços na pasta de cimento fresca, inicialmente preenchidos com água, sejam ocupados até um nivel desejado, pelos produtos de hidratação do cimento, sendo que, uma cura adequada garante resistência e durabilidade ao concreto, da mesma forma que uma cura inadequada, fará que o concreto tenha sua resistência e durabilidade comprometida.

www.kerberpremoldados.com.br

Na imagem vigas de concreto pré-moldados em etapa de cura úmida com manta de bidim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De acordo com as Leis 12.965/14 e 13.709/18, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, autorizo a empresa Kerber a enviar notificações por e-mails ou outros meios, concordando, desde já, com sua política de privacidade.